quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Preparando a pele

O post de hoje fala sobre a preparação da pele, passo importantíssimo para qualquer maquiagem! Afinal, não adianta estar com o olho mais lindo, feito com as sombras mais caras do mundo se a pele está mal feita, não é? Então vamos lá: base, corretivo, pó e blush são os essenciais para ficar bonita! Se quiser, faça contorno e aplique iluminador.

1 - Base: Existem quatro tipos - Líquida, mousse, em pó e compacta (não confunda com pancake. Pancake é aquele produto que dá uma cobertura pesadíssima, como se fosse um reboco, hahaha). A base deve ser da cor da sua pele! Nem mais clara, nem mais escura. E é o primeiro produto a ser aplicado no rosto, após ele ser bem lavado, estar limpo e hidratado.


  • Líquida: Geralmente possui cobertura leve, pode ser aplicada com os dedos, pincel "língua-de-gato" (o tradicional), duo-fiber ou flat-tops. 
  • Mousse: Cobertura maior que a líquida, podendo ser aplicada da mesma forma.
  • Compacta: Oferece maior cobertura que todas, e também pode ser aplicada com duo-fiber ou flat-top. 
  • Em pó: ideal para peles oleosas, principalmente as minerais. 


2 - Corretivo: Também nas versões líquida, cremosa ou em bastão. Não vejo diferença quanto a cobertura. Os coloridos servem para neutralizar manchinhas de certas cores. O amarelo neutraliza partes arroxeadas, como olheiras, o verde, manchas vermelhas como marcas de acne, o lilás, tons alaranjados e marrons. Deve ser aplicado antes do corretivo cor da pele.



Assim como a base, o corretivo deve ser da cor da pele. Se você gosta do efeito Kim Kardashian, use o corretivo um tom mais claro, apenas para dar uma iluminada, não para parecer um panda invertido.



3 - Pó: Compacto, solto e translúcido. Deve ser aplicado com um pincel fofo e grande, de preferência na zona T, apenas para dar uma matificada no rosto. Cuidado ao aplicar o pó translúcido, pois ele é branco e reflete nas fotos com flash, ou seja, deve ser muito bem esfumado.




4 - Blush: Líquido, em pó ou em mousse. Deve ser usado com moderação, apenas para dar um ar de saúde ao rosto, cuidado com os excessos!




5 - Contorno: Feito com blushs, bases ou pós mais escuros que sua pele, serve para afinar/diminuir partes do rosto, como nariz, testa, bochechas.


6 - Iluminador: Como o nome já diz, serve para iluminar. É aplicado no "C" do rosto, entre as têmporas e as bochechas.


Espero que tenham gostado e que esse post seja útil para que possam preparar melhor a pele de vocês e evitar cometer erros. Lembrem-se: se sua pele for seca demais/oleosa/acneica, vale mais investir em tratamentos dermatológicos para curar do que em maquiagem para esconder! Beijos, até a próxima. Abaixo seguem fotos de erros das famosas.

Megan Fox e a base mais clara; Fernanda Vasconcellos e o efeito "panda invertido"; Nicole Kidman e o pó translúcido mal espalhado; Lil' Kim e o excesso de blush.

Um comentário: